sábado, 19 de abril de 2014

Review - Wolder mismart SMILE :)



Análise ao Wolder mismart SMILE :)





Com o mercado a ser bombardeado com equipamentos Android e tendo em conta a facilidade com que hoje em dia se fabricam estes equipamentos, viramos-nos para um equipamento bastante económico que apareceu recentemente no mercado português, o Wolder mismart SMILE :)


A Wolder, à semelhança da BQ e da Wiko, é uma marca que utiliza componentes reciclados e contém instalada a versão base do Android. Em comparação com o segmento dos grandes equipamentos, podemos ver componentes não tão actuais, no entanto não quer dizer que não venham a ser rápidos e fiáveis. Fica também aqui a nota que poucas são as marcas que hoje em dia que não usam partes recicladas de outros equipamentos. Já a versão base de Android, permite a estas marcas poupar na produção de software pois não existem personalizações no mesmo, como o TouchWiz© da Samsung ou o HTC SenseUI©. A versão base do Android, apesar de poder não ser tão apelativa, tem tudo o que o utilizador necessita e poderá até ser mais fácil de customizar.


Características

































Em termos de características o Wolder é um telefone bastante aceitável, dentro dos padrões de exigência de um Smartphone desta era. O seu processador Dual Core 1.2Ghz e os seus 512MB de Ram servem as exigências de grande parte dos utilizadores, para uma utilização normal do equipamento e até alguns jogos.

O processador é um ARV v7 que incorpora um GPU MALI 400 MP. A arquitectura ARM v7 é uma arquitectura que continua a ser bastante utilizada e tem uma eficiência energética muito boa. Apesar de estar descrito como 1200Mhz, o processador neste dispositivo está definido para o máximo de 1300Mhz.

O Mali 400 MP é um bom processador gráfico e já muito utilizado em bastantes dispositivos, como por exemplo, o Samsung Galaxy S2. (Como pode ser verificado nesta pequena review)

O Wolder vem ainda com diversas características como GPS assistido, sensores de luz, acelerômetro e proximidade. Infelizmente peca por não ter mais sensores, como sensor de gravidade, giroscópio, etc.

Com 2 Gb de ROM assegura bastante espaço para as aplicações, podendo ainda ser usado os seus 4GB de memória flash interna e aumentar a mesma com a adição de um cartão mini SD Até 32GB.

Um dos pontos fortes deste equipamento é o facto de suportar dois cartões SIM, ambos com 3G, o que quer dizer que podemos ter dois cartões de operadoras diferentes, por exemplo, com capacidade para aceder à rede 3G (Internet). Podemos até usar um cartão para chamadas e outro como internet móvel, partilhando a internet através do HotSpot para outro equipamento.

Vamos agora ver algumas screenshots dos menus do SMILE:






Como podemos verificar, a versão de Android que vem com o equipamento é a 4.2.2. Infelizmente não temos ainda informação se será actualizada de forma oficial pela marca no futuro. Em termos de aspecto o equipamento possui o launcher de origem do Android e todas as aplicações do mesmo visto não ser um Android modificado. Graças à possibilidade de personalização do Android pelo utilizador comum, o equipamento pode ser customizado a gosto com a escolha de outro launcher através do Google Play.

O seu ecrã é um ecrã de 4 polegadas, WVGA (480x800) IPS com 240 DPI de densidade. As suas cores são extremamente claras e o contraste magnifico. Perfeitamente visível em dias de muito sol.

Design









O design do Wolder parece robusto apesar de ser um equipamento todo revestido a plástico. Há lugar para melhoramentos em termos de aparência, no entanto não deixa de ser um telefone agradável.


Para além dos manuais, carregados e auriculares este equipamento vem com uma capa para maior protecção do equipamento.






Câmara

A câmara deste terminal tem as especificações de qualquer um dos telemóveis da época, mas como nem tudo é megapixels, gostamos de aprofundar este tema um pouco mais. 

O Wolder vem com duas câmaras, sendo a frontal de dois megapixels e a traseira de cinco megapixels. A frontal é obviamente uma câmara para video chamada, quanto à traseira uma câmara para fotografia.

Em termos fotográficos a câmara traseira consegue tirar boas fotografias, desde que as condições de luz sejam boas. Quando se perde um pouco mais de luminosidade, ao entardecer, noite ou interiores, por exemplo, perde alguma qualidade mostrando grão nas imagens (nada de grave), algo que seria de esperar num terminal deste valor. Pode ainda sofrer algum atraso no obturador, tornando-se um pouco lenta a tirar a fotografia.

Apesar de tudo isto traz uma luz LED traseira, que pode ser usado como flash ou lanterna (com a aplicação certa), o que poderá melhorar um pouco as fotos nocturnas.

Exemplo de fotografias tiradas com o equipamento:




Autonomia: 


A bateria deste terminal, é uma bateria bastante comum, com 1500 mAh. A principio ficámos um pouco apreensivos, tendo em conta o tamanho de ecrã deste equipamento, achámos que seria uma bateria um pouco modesta para o mesmo, no entanto veio-se a revelar exactamente o contrário, a bateria tem uma duração admirável para um equipamento desta gama, nas nossas mãos e com uma utilização perfeitamente normal, com 3G, Wi-Fi, chamadas, etc, a bateria durou-nos aproximadamente 48 horas.



Benchmarks:

Como gostamos de testar os nossos equipamentos para além da simples utilização, decidimos fazer alguns benchmarks para verificar a eficácia do equipamento.

Os benchmarks podem ser instalados a partir daqui, caso pretenda comparar o seu equipamento actual com a pontuação do Wolder Smile:

Quadrant:
http://goo.gl/VkHS03
Antutu:
http://goo.gl/ewlBO8



Como podemos constatar a performance é semelhante à do Samsung Galaxy S 2 mas não fica assim tão longe de alguns equipamentos mais actuais ou outros que apesar de antigos continuam a funcionar com fluidez e são rápidos o suficiente para uma utilização normal e alguns jogos.

Conclusão:

Com a redução nos preços dos smartphones, grande parte graças à capacidade de reciclagem de equipamentos mais antigos, temos hoje em dia a possibilidade de adquirir um bom equipamento por uma fracção do custo dos equipamentos de topo.


Sejamos realistas quanto à necessidade de ter um Quad-Core ultra rápido com 3GB de RAM. Para uma utilização normal é mais do que suficiente as características que o Wolder Smile apresenta. Temos de que perceber que nem mesmo o Android mais recente utiliza 4 núcleos com eficiência, quanto mais 8 como os dispositivos mais recentes, o software demora um pouco mais a acompanhar o hardware. É claro que para entusiastas faz todo o sentido ter um equipamento topo de gama, por razões óbvias, mas a verdade é que o Wolder Smile faz tudo o que é realmente preciso com espaço para alguma diversão. Podemos enumerar no entanto que memória RAM nunca é demais e se o Wolder Smile tivesse 1 GB seria perfeito.

Desta forma a pontuação que a TechFocus lhe atribui é a seguinte: 

Construção: 3
Autonomia: 4
Características: 4
Câmara: 3
Ecrã:  4


Veja aqui o seu preço actualmente: KuantoKusta


Legenda: 
1- Mau
2 - Suficiente
3 - Bom
4 - Muito Bom
5 - Excelente


A equipa Tech Focus






Google+

Sem comentários:

Enviar um comentário